Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Smurfs

Gosto tanto desses pequeninos que resolvi postar algumas curiosidades sobre eles , além de me fazer relembra  e voltar ao meu tempo de adolescente ao qual não perdia um só episódio, de que estou falando? Dos SMURFS é claro esse pequeninos tão fofos que encantam crianças, jovens e adultos.
Então vamos conhecer um pouco dessa história.
 Como surgiram os Smurfs?

Les Schtroumpfs (título original em francês; no Brasil, smurfs, e também "strunfs" no início das publicações; em Portugal: Os Estrumpfes) são personagens criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford). Apareceram pela primeira vez em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes" (publicada no comic belga Spirou). São pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta.

No Brasil, são conhecidos principalmente graças a uma série de desenhos animados produzida pela Hanna-Barbera Productions e transmitida pela Rede Globo de Televisão na década de 1980. Mas, antes disso, foram publicadas HQs. Em Portugal, a série passou na mesma altura pela RTP e em 2005 na TVI.
Em 1952, Peyo havia criado uma série de quadrinhos chamada Johan et Pirlouit para a revista Spirou. Tratava das aventuras da Idade Média de um cavaleiro chamado Johan e de seu escudeiro anão Pirlouit. Na história “La flûte à six trous” (A flauta de 6 buracos), de 1958, a dupla descobre a existência dos Smurfs, que passam a ter sua própria série de quadrinhos em 1959, fazendo mais sucesso que seus antecessores.

Os Smurfs como personagens:



São governados pelo sábio "Grande Estrumpfe" (no Brasil, Papai Smurf, ou Grande Strunf no início das publicações), que tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros estrumpfes.
As únicas personagens femininas são a loira Estrumpfina (Smurfete) e a menina Sassete. Outros personagens marcantes são Gênio, o estrumpfe dos óculos, um tipo irritante armado em sabe-tudo e o estrumpfe Resmungão (Smurf Ranzinza, no Brasil), tão mal-humorado e pessimista que chega a ser tremendamente cômico, sempre repetindo "Eu odeio..." sobre qualquer assunto.
Gargamel:


Nos arredores da aldeia dos estrumpfes (smurfes), vive o feiticeiro e alquimista Gasganete (Gargamel) e seu gato Azrael (Cruel). O feiticeiro persegue os estrumpfes (smurfes). Inicialmente Gargamel queria apenas comer os Smurfs; mais tarde descobriu uma fórmula para obter ouro que precisava de Smurfs como ingrediente (no mínimo seis), mas depois de repetidas falhas, a simples possibilidade de vingança é motivação suficiente. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs errando por sua casa e floresta N vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Na dublagem brasileira, foi dublado por Orlando Drummond.
Moedas dos Smurfs:


A Bélgica, país de origem de Peyo, criador dos Smurfs, recentemente cunhou uma série de moedas de 5 euros com uma figura de um Smurf, a fim de comemorar o 50º aniversário de existência dos personagens.


Suposta analogia ao Comunismo:


O desenho chamou atenção de alguns comentaristas políticos nos anos 80. Segundo eles os Smurfs seriam uma referência ao Comunismo. A comunidade divide fraternamente tudo o que produz, não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e touca brancas), exceto o seu líder, que veste as mesmas peças de vestuário, porém na cor vermelha. Em oposição aos Smurfs, levando em consideração a ideia de que realmente sejam comunistas, estão Gargamel e Cruel, o gato. A dupla inimiga representa o imperialismo, a vontade de dominar os "mais frágeis". O passatempo de Gargamel era capturar e cozinhar os Smurfs para transformá-los em ouro. Chegou-se mesmo a afirmar que o nome original "Schtroumpf" foi alterado para "Smurf" para coincidir com as iniciais da expressão "Socialist Men Under Red Father" , literalmente: "Homens Socialistas Sob(o comando do) Pai Vermelho", sendo que o "Pai vermelho" seria o líder Papai Smurf, o único a se vestir de vermelho, cor-símbolo do movimento Comunista.


Acerca destas acusações, Thierry Culliford, filho de Peyo e atual dirigente do Studio Peyo, disse que as acusações estavam "entre o grotesco e a falta de seriedade".


Lista de Smurfs conhecidos:


•Papai Smurf/Grande Estrumpfe (Papa smurf): O chefe da vila dos Smurfs e o segundo mais velho. Tem um barrete vermelho, ao invés do popular barrete branco dos outros Smurfs. Conhece alquimia melhor que Gargamel.


•Smurfette/Estrumpfina: originalmente a única Smurf feminina, foi criada por Gargamel como um plano de atrair os Smurfs para uma armadilha, mas Smurfette resolveu ficar para sempre com os Smurfs.


•Robusto (Hefty Smurf): o mais forte dos Smurfs, tem tatuagem de coração flechado no braço.


•Gênio (Brainy Smurf):Smurf estudioso e inventor , aprendiz de Papai Smurf. É também o mais chato, sempre corrigindo os outros, por vezes irritando-os a ponto de lhe darem marretadas. É o único que usa óculos.


•Joca (Jokey): é o Smurf que prega peças; distribui presentes explosivos.


•Ranzinza (Grouchy Smurf): é o reclamão. Sua opinião a respeito de qualquer assunto é: "Eu odeio (assunto)".


•Preguiça: é o que vive dormindo.


•Desastrado: é o que está sempre tropeçando e causando desastres mais no filme é o herói.


•Fominha: o glutão.


•Gourmet: o cozinheiro. Usa gorro de chef e avental.


•Rastreador: um smurf que vive rastreando tudo.


•Vaidoso: tem florzinha no barrete e vive se admirando em espelhos. obs: a única pessoa que ele admira além de si mesmo é a Smurfette (quem, aliás, todos os Smurfs admiram) mas não mais do que a si mesmo.


•Habilidoso:conserta tudo. Usa lápis na orelha.


•Assustado: o medroso!


•Sujão: o que adora sujeira.


•Harmonia: o músico, mas sem talento. Sempre com trompete.


•Pintor: o pintor, usa paleta, avental de pintor e fala com sotaque francês.


•Poeta: o que declama poesias.


•Natural: o ranger. Usa pena no barrete.


•Bebê Smurf: o bebê; foi entregue na vila por uma cegonha.


•Fazendeiro: cultiva plantações.


•Arquiteto: cria as casas de cogumelos dos Smurfs.


•Vovô Smurf: o mais velho dos Smurfs, que retorna a vila depois de 500 anos de ausência.


•Ninguém: um Smurf que aparece apenas em um episódio, e não demonstra habilidade com nada, apesar dos inúmeros esforços de tentarem descobrir no que ele seria bom. Ao final do capítulo, ao salvar a vila de Gargamel, passa a ser chamada de "alguém"


•Repórter: Apareceu somente em uma história em quadrinhos. Usa um chapéu marrom e gravata.


•Amador : um Smurf que não termina nada do que começa.


•Arrojado: um smurf atrevido que está sempre tentando ser o corajoso da vila mas nunca consegue.


•Narrador : Narra tudo que acontece.
Fonte:http://maxmegacuriosidades.blogspot.com/2011/08/como-surgiram-os-smurfs.html

Deixe seu comentário!
Marcia Regina




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar em nosso blog.